quinta-feira, 3 de abril de 2014

ESQUADRÃO CLASSE A

Muitos seriados dos anos 80 conquistaram sucesso e uma legião de fãs no Brasil. Um dos mais queridos até hoje continua sendo o Esquadrão Classe A, que estreou por aqui através do SBT, nas noites de sexta-feira.
Cara-de-Pau, Hannibal Smith, "Louco Furioso" Murdoch e B. A.
Uma produção de uma das duplas mais bem sucedidas em matéria de seriados, Stephen J. Cannel e Frank Lupo, contava com bom humor as aventuras de quatro ex-soldados do Vietnã, "acusados de um crime que não cometeram". Estreou em 1983 e durou 5 temporadas.
Tim Dunigan, o Cara-de-Pau do episódio piloto. E só...
No início o bicho pegou entre o canal Network e o escritor Cannel. Ele queria George Peppard para o papel de John Hannibal Smith, mas a Network não queria de jeito nenhum, pois ele tinha um histórico de bebedeiras e confusões nos bastidores, mas acabou ficando com o papel. Dirk Bennedict foi outro que gerou discussão. Ele era a primeira escolha de Cannel para o papel de Cara-de-Pau, mas a Network não queria e pronto. No episódio piloto o papel ficou com Tim Dunigan, que foi tão inexpressivo que ficou moleza pra Cannel convencer a Network a aceitar Bennedict pro papel. Mais um que quase roda foi Dwight Schultz, o xarope Murdoch. A Network não gostou da sua atuação histérica no episódio piloto e pediu que o personagem tivesse participação diminuída até ser retirado da série no futuro. Mas o público adorou o personagem e os roteiros tiveram que ser reescritos pra encaixar Murdoch novamente.
Melinda Culea entre os rapazes. Feminilidade que não funcionou na série.
Com isso, o elenco principal foi definido, com um grande entrosamento entre os atores. Somente os coadjuvantes é que nunca vingavam, especialmente as mulheres. Melinda Culea foi a primeira, sendo colocada no roteiro pra dar um pouco mais de feminilidade à série, o que acabou não funcionando. Intrigas nos bastidores fizeram a equipe inteira pedir a Cannel a saída dela do elenco. Outras atrizes entravam e saíam mais rápido ainda. Dizem que é porque Cannel nunca soube escrever papéis femininos.
John "Hannibal" Smith era o coronel que comandava o pelotão que explodiu "sem querer querendo" um banco de Hanói. Cínico e inteligente, era o cara que bolava os planos. Templeton "Cara-de-Pau" Peck era o garanhão da turma. Se a equipe precisava de material para as missões, era ele quem conseguia tudo, na maior cara-de-pau. B.A. era o principal rsponsável pelas engenhocas que o pessoal tinha que construir. Quase sempre de mau-humor, preferia resolver tudo na porrada, se irritando com os planos de Hannibal. Mas sempre fazia tudo pelo grupo (menos, é claro, andar de avião). Murdoch era o piloto do Esquadrão na Guerra do Vietnã e foi considerado maluco depois da guerra, mas seus amigos sempre davam um jeito de tirá-lo do hospício quando precisavam.
O furgão preto da equipe, legal pra caramba.

O quarteto original com os novos persongens na última temporada.
A 5ª temporada teve mudanças no roteiro que fizeram esta ser a temporada mais criticada. Murdoch ficou curado, tirando boa parte das seqüências engraçadas. O grupo não agia mais por conta própria, mas pra um sujeito misterioso chamado Stockwell. O quarteto virou quinteto com a entrada do ator Eddie Velez, pois acreditavam que a série precisava de um sex-simbol. Tudo isso desagradou os fãs, tirando audiência e decretando o fim da série em 1987.
O Esquadrão Classe A da tela grande
A produção de um filme estava cogitada desde os anos 90, passando por várias mãos, mas sem ser aprovada. Cannel tinha até um elenco estelar em mente: Mel Gibson (Hannibal), Tom Cruise (Cara-de-Pau), Jim Carrey (Murdoch) e Ving Rhames (B.A.). Mas isso não vingou...
Somente em 2010 chegou aos cinemas o filme Esquadrão Classe A (The A-Team), com Cannel como produtor e consultor criativo do projeto. No elenco, Liam Neeson (Hannibal), Bradley Cooper (Cara-de-Pau), Quinton "Rampage" Jackson (B.A.) e Sharlto Copley (Murdoch). O filme teve sucesso mediano, mas serviu pra matar as saudades da série. Principalmente deste humilde blogueiro que teve a caixa com os bonecos quando pequeno, mas que hoje só mantém o B.A. na coleção.
Minha única frustração com essa caixa é que não tinha o furgão...
Como dizia o Coronel Hannibal: "Adoro quando um plano dá certo!". E como eu digo: SEE YA LATER...

Nenhum comentário:

Postar um comentário